Chi Kung (氣功)

Chi Kung (氣功) - 8 Pecas

A prática do Chi Kung está representada de forma transversal na sociedade chinesa, com uma forte conotação com a saúde, uma vez que o Chi Kung Medicinal (Bao Jian Qigong, 保健氣功) é a forma mais antiga que se conhece desta prática ancestral. Parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, é praticada de forma muito alargada pela população como forma de tratamento e profilaxia de doenças.

No entanto o Chi Kung existe noutros formatos e com objectivos destintos da classe médica, o Chi Kung Erudito (Wuji Qigong, 無極氣功), esta representado pelas práticas da Meditação usadas nas escolas clássicas de Filosofia Chinesa, como o Taoismo e o Confúcionismo. Regular a mente emocional e a sua influência sobre o corpo e órgãos são os seus objectivos.

O Chi Kung Religioso (Zongjiao Qigong, 宗教氣功) comporta as práticas monásticas exercidas pelos monges Budistas e Taoistas na sua vida religiosa. Composto por um conjunto de práticas complexo que pode ir desde o condicionamento fisico dos orgãos internos até á meditação para desenvolvimento da mente, visam a longevidade do ser humano como factor crucial no desenvolvimento espiritual.

Todas as artes marciais chinesas, possuem por defenição sistemas de Chi Kung integrados no seu treino. Esses sistemas se por um lado visam potenciar a força e eficácia das técnicas de luta, por outro visam aumentar a capacidade de resistir a impactos com o corpo, factores cruciais para o sucesso nas artes marciais. Estes sistemas são designados de Chi Kung Marcial (Wushu Qigong, 武術氣功)

Certificados

CertYMAA

CertTrein