XI Campeonato Ymaa 2017

A Ymaa Portugal realizou no passado dia 27 de Maio a XI edição do Campeonato de Kungfu Tradicional, na cidade do Seixal na margem sul. Estiveram presentes sete associações que se fizeram representar com mais de uma centena de atletas, tornando esta prova a maior ao nível nacional e onde de facto se compete com Kungfu Tradicional. Composta por duas áreas de competição em simultâneo conseguiu albergar a competição de Taolu Tradicional (formas) dividida em estilos internos, onde esteve representado o Taijiquan e outros estilos internos em punhos, armas e dois homens punhos. Na competição de estilos externos, estiveram representados vários estilos que competiram em punhos, armas curtas e longas, dois homens punhos e dois homens armas e formas de grupo. Já na categoria de combate, esteve representado para os estilos internos o Tuishou (Empurrar com as mãos) fixo, categoria básica para a luta chinesa e que conseguiu atrair competidores desde os iniciados aos veteranos, o Qinda (Contacto Leve) e o Sanda (Contacto a KO) modalidades de competição standards da IWUF.

Uma competição que se tornou num marco para a modalidade mas também para a Ymaa Portugal, associação de pequena estrutura e com poucos recursos, que conseguiu realizar onze provas de forma consistente, com uma organização à prova de bala e poucos apoios onde destaco a CM do Seixal, Consulmar, CM Amadora, Fundação Jorge Álvares, Câmara de Comércio e Industria Luso Chinesa, Bave Decor entre outros.

No entanto é para a organização que dirijo estas palavras, para todos vocês que trabalharam muitas horas na retaguarda durante dias para colocar este evento de pé, aos árbitros que estiveram mais de 12 horas seguidas sempre a trabalhar sem parar, aos árbitros da Associação de Kungfu Xuan Wu e da Associação Shaolin Si que vieram dar uma valente ajuda, a todos vós colaboradores, amigos e alunos, os meus parabéns e o meu sincero obrigado por terem tornado esta festa do Kungfu Nacional uma realidade.